Segurar o bebe corretamente e como estimular melhor o desenvolvimento de sustentação corporal.

É importante saber os cuidados com a coluna do bebe e prevenir futuros problemas.

A coluna do bebê tem 24 ossos móveis empilhados uns sobre os outros e se movimentada por um conjunto de músculos. É responsável pela sustentação, movimentação corporal e também serve de proteção de importantes terminações nervosas.

Como pegar o bebê com segurança?

Primeiramente é proteger a cabeça, pois o pescoço é um dos pontos mais frágeis da criança. Por isso ao pegar o bebe deve-se apoiar a cabeça e com outro braço apoiar o corpo do bebe. O bebe firma o tronco entre 6 e 7 meses e consegue ter mais equilíbrio.

O Importante é sempre fazer movimentos delicados, só soltar o bebe quando tiver com o corpo todo apoiado e NUNCA erguer o bebê pelos braços, isso pode provocar deslocamento da articulação do ombro.

Como estimular essa parte do desenvolvimento?

O estimulo do fortalecimento da musculatura da região cabeça e do pescoço deve ser realizado quando o bebe tiver com o pescoço firmado e não apresentar nenhuma alteração de desenvolvimento.

Esse exercício deve ser realizado por poucos minutos, da seguinte forma:

  • Deitar o bebê de bruços
  • Massageando as costas

Isso fará com que o bebê erga a cabeça para ver o que tem em volta, ocasionando no trabalho da musculatura do local.

 

Estimulo de fortalecimento do quadril

Conforme o bebê se desenvolve forma-se o habito de puxar as pernas para o alto ou levando os pés até a boca. Isso é um ótimo exercício de fortalecimento do quadril, importantíssimo para a sustentação da criança em toda fase de engatinhar e os primeiros passos.

Enfermeira Orientadora Mariana de Santana Galhasso.

Fonte: Como segurar o bebê com segurança. Disponível em:

http://www.pim.saude.rs.gov.br/v2/como-segurar-o-bebe-com-seguranca/