Para saber se seu bebê está com frio ou calor, o jeito mais apropriado é sentir a temperatura na barriga, peito e costas, e não nas mãos ou nos pés, onde as extremidades sempre são mais frias em relação ao resto do corpo.

Os bebês, apesar de serem mais sensíveis, as sensações de temperatura não são diferentes das demais crianças de mais idade ou até mesmo os adultos.

Uma dica é vestir seu filho com uma roupa a mais em relação à sua.  Por exemplo, se você estiver de camiseta de manga curta, coloque nele uma de manga comprida; se estiver de manga comprida, acrescente então um casaco.

Bebês super agasalhados costumam a ficar mais irritados e chorosos devido ao calor. Observe se a criança está mais quente do que deveria (medir com o termômetro), ou se está suando. Caso esteja, retire o excesso de roupas, pois pode até atrapalhar o sono e o bem estar do seu bebê.

E quando falamos de frio, os bebês podem apresentar tremor, certa palidez e até apatia. Neste caso agasalhar a criança.

E é mito dizer que os soluços são um bom parâmetro para medir frio, porque são comuns de ocorrer nesta fase em que o diafragma ainda é imaturo, e contrai com facilidade.

Então, preste bastante atenção nas mudanças de temperatura do clima, já que é bastante comum as mudanças bruscas de tempo, e vista seu bebê conforme o momento.

Qualquer dúvida estamos à disposição!

 

Programa Alô Mãe