No preparo das papinhas deve-se dar atenção especial desde a escolha dos alimentos e até a adequada higienização, inclusive dos utensílios da cozinha.

Podem ser utilizados os óleos vegetais como: óleo de soja, girassol, milho, ou azeite de oliva em pequena quantidade, temperos naturais como: cebola, alho, salsa, coentro e demais ervas e especiarias á gosto, e uma quantidade mínima de sal.

Os alimentos devem ser amassados com o garfo, para que não se perca os nutrientes. E gradativamente evoluindo para alimentos picados, em pedaços pequenos, raspados ou desfiados, para que a criança aprenda a mastigação.

E a quantidade?

No início a criança vai aceitar pouca quantidade, mas não fique tranquilo, isso é normal e é um processo de aprendizagem e construção de hábitos. Conforme a criança vai crescendo e se desenvolvendo essa quantidade vai aumentando gradativamente. Vale lembrar que nessa fase o leite materno ainda é o principal alimento.

Coloque no prato pequena quantidade dos alimentos. Você pode começar com 1 colher de sobremesa de um alimento de cada grupo. Isso é apenas uma referência, pode ser que a criança não aceite tudo ou queira um pouco mais, podendo chegar a 3 colheres de sopa. O importante é respeitar os limites da criança. Lembre-se que nessa fase é tudo novo.

E qual melhor horário das refeições?

Toda criança necessita de rotina para manter os hábitos. E na alimentação não é diferente, é importante estabelecer uma rotina de alimentação para a criança e para a família. A criança deve ser habituada a ter intervalos regulares entre as refeições, mas sem rigidez de horários. Evite oferecer alimentos entre as refeições para que ela tenha apetite na hora de comer.

Alimentação aos 6 meses

Café da manhã — leite materno

Lanche da manhã — fruta e leite materno

Almoço (2 a 3 colheres de sopa, conforme a aceitação da criança)

Lanche da tarde — fruta e leite materno

Jantar — leite materno

Antes de dormir — leite materno

Alimentação aos 7 a 11 meses

Café da manhã — leite materno

Lanche da manhã e da tarde — fruta e leite materno

Almoço e jantar (composto por raízes, feijões, legumes e verduras, carnes ou ovos), quantidade de 3 a 4 colheres conforme aceitação da criança.

Antes de dormir — leite materno

Alimentação de 1 a 2 anos

Café da manhã – Fruta ou Cereal + leite materno

Lanche manhã — fruta e leite materno

Almoço e jantar (conforme a rotina da família). Quantidade aproximada de 4 a 5 colheres de sopa no total, conforme a aceitação da criança.

Lanche da tarde – (Leite + fruta ou Leite materno + cereal (exemplos: pães caseiros, processados, aveia, cuscuz)

Antes de dormir — leite materno.

Fonte

MINISTÉRIO DA SAÚDE. GUIA ALIMENTAR PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS MENORES DE 2 ANOS. Brasília, 2019.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde da Criança. Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Brasília, 2015.