São Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST ) causadas por bactérias. Na maioria das vezes,  atinge os órgãos genitais masculinos e femininos, garganta e os olhos.

Quando não tratada, pode causar dor durante as relações sexuais, gravidez ectópica e infertilidade, ou seja, dificuldade para ter filhos.  A sua prevalência é maior em adolescentes e adultos jovens.

A forma de transmissão é sexual, logo,  o uso da camisinha masculina ou feminina é de extrema importância para a prevenção.

Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas são:

  • Dor ao urinar ou no baixo ventre (pé da barriga),
  • Corrimento amarelado ou claro,
  • A maioria das mulheres infectadas não apresentam sinais e sintomas.
  • Os homens podem apresentar ardor e esquentamento ao urinar, podendo haver corrimento ou pus, além de dor nos testículos.

 É muito comum estar doente e não apresentar sintomas algum. Por isso,  procure um serviço de saúde periodicamente, em especial na presença de qualquer sinal ou sintoma dessas IST.

Nos homens, normalmente há uma sensação de ardor e esquentamento ao urinar, podendo causar corrimento ou pus, além de dor nos testículos. É possível que não haja sintomas e o homem transmita a doença sem saber. Para evitar, é necessário o uso da camisinha em todas as relações sexuais.

E os riscos na gestação?

Nesta fase pode estar relacionada a um risco maior de prematuridade, ruptura prematura das membranas, perdas fetais, retardo do crescimento intrauterino e febre no puerpério.

Riscos ao bebê?

Este tipo de infecção pode ser transmitida ao bebê no parto vaginal, levando a conjuntivite neonatal.  Desse modo, se não tratada adequadamente pode levar à cegueira.

Fonte:

Brasil. Ministério da Saúde. DST. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist/gonorreia-e-infeccao-por-clamidia. Acesso em: 10/11/2018.