Muitas mulheres ficam em dúvida quanto a esse tipo de situação. O que acontece, é que após o parto, leva-se um tempo para que seu ciclo se regularize, e mesmo que esteja amamentando, este não é um fator determinante para a regularização do ciclo.

Vamos listar alguns tópicos para que possa entender melhor o que está acontecendo com você.

Após o parto, a mulher inicia um sangramento que não é a menstruação em si, e sim chamamos de loquiação. Ele ocorre funcionando como uma limpeza, para que o corpo possa eliminar tudo o que estava dentro do útero, e tudo o que o mesmo adquiriu durante a gestação.

O ciclo se normaliza com o tempo, em torno de 06 meses a 01 ano após o parto, ou seja, isso vai depender de cada organismo.

Porém, há fatores que interferem no acontecimento da menstruação, uma delas é a amamentação. Quanto mais se amamenta, mais tempo pode levar para ter a menstruação, mas ela pode voltar cedo caso seu bebê não mame constantemente no peito, ou faz uso de fórmula complementar.

Outro fator que está relacionado com a chegada da menstruação é o método anticoncepcional. Dependendo de qual método você utilizar, ele pode retardar a descamação do colo uterino, impossibilitando que você menstrua.

Apesar de muitas pessoas pensarem que enquanto não houver a menstruação é impossível engravidar… Cuidado! Pois a ovulação pode acontecer mesmo sem menstruação, portanto, não tem como prever quando isso irá acontecer.

Quando ocorre a ovulação após o parto?

A ovulação poderá ocorrer em 27 dias em mulheres que não estão amamentando. Para as mães em aleitamento materno exclusivo, o intervalo é variável e pode ser ampliado por vários meses, ou enquanto a criança estiver em amamentação exclusiva. No geral, as mulheres que não amamentam voltam a ovular com 3 meses.

O acompanhamento médico puerperal DEVE ser cuidadoso até o sexto mês. Este acompanhamento apontará a necessidade de medidas preventivas e estratégia de extrema importância para preservação do bem estar da mãe, prevenindo, por exemplo, uma gestação não planejada e possíveis complicações no período.

E por último, não se preocupe! Seu ciclo se normalizará com o tempo. Pode ser que no início venha de forma irregular, ou com coloração mais amarronzada, mas é algo que se ajusta com o tempo.

Caso não retorne dentro de 06 meses ou mais, ainda mais que não esteja amamentando, aconselhamos a procurar seu ginecologista para avaliação.