Aos nove meses vai parecer que a sua barriga vai explodir. Nessa fase, o nascimento do seu filho poderá acontecer a qualquer momento.

O sinal do início do trabalho de parto é quando você estiver sentido entre 3 e 5 contrações a cada 10 minutos.

A contração é uma dor muito forte e bastante parecida com a cólica menstrual. Se elas acontecerem desse jeito, durante uma hora, é sinal de que o seu bebê vai nascer.

Você deve se dirigir o quanto antes ao hospital indicado pela equipe da UBS durante o pré-natal. Saber para onde ir já é um grande passo.

Mas o que vai acontecer quando você chegar lá? Bem, o ideal é que você não esteja sozinha. Leve seu marido, companheiro, amigo ou parente como companhia. Lá chegando, você vai fazer o seu registro na recepção da maternidade e será encaminhada para a sala de admissão das gestantes.

Você será examinada pela enfermeira e equipe médica. Irão medir a sua barriga, sua pressão e fazer exame de toque vaginal para saber se já existe dilatação do colo do útero para o bebê passar. Vão escutar o coração dele e fazer sua ficha de internação.

Caso o trabalho de parto esteja muito no início, você será levada para o préparto e ficará em observação. Nesse local será feita a monitoragem fetal para avaliar o bem-estar do bebê.

Estando em trabalho de parto, você será levada para o pré-parto, em que terá uma assistência permanente da equipe de enfermagem e médica durante as várias horas que decorrerão o seu trabalho, que pode variar de 5 a 10 horas.

Em várias maternidades existem centros de partos normal, que dispõem de bolas, banquetas, cavalinhos, banheiras e/ou chuveiros para o banho morno. Todos esses itens são usados para acalmar a mãe e estimular o parto normal.

Se o parto for normal a mãe ficará internada por 2 dias; se for cesariana a internação dura 3 dias. Caso ocorra alguma complicação com a mãe durante o parto, ou com o bebê após o nascimento, cada um será enviado para a Unidade de Tratamento Intensivo adequada.

No período de internação serão feitos vários exames laboratoriais na mãe e no recém-nascido para verificar a saúde de ambos.

Também serão realizados os testes do pezinho, olhinho e orelhinha, que previnem e curam a cegueira, surdez e outros problemas. Ainda na maternidade, os profissionais de saúde marcarão as consultas de pós-parto da mãe e a primeira com o pediatra do bebê.

 

Programa Alô Mãe