A cárie dentária é uma doença infecciosa e transmissível, influenciada principalmente pela dieta (excesso de açúcar) e que é, quase sempre, caracterizada por uma destruição progressiva dos tecidos mineralizados dos dentes.

É considerada como o principal problema de saúde pública em países industrializados, atinge cerca de 60 a 90% de crianças na idade escolar.

Por que a cárie está afetando tanto as nossas crianças?

Existe uma explicação para isso.

Biologicamente, o paladar da criança é preparado para preferir o sabor doce. Essa preferência é importante porque favorece o aleitamento materno e o consumo posterior de frutas.

O grande problema é que com o processo de industrialização e mais recentemente com a globalização, a oferta de açúcares livres (principalmente a sacarose) aumentou absurdamente nos alimentos. Expondo tanto crianças quanto adultos no excesso de açúcar.

O que fazer para prevenir?

Em março de 2015, a Organização Mundial de Saúde (OMS) disponibilizou guia de recomendações para redução do consumo de açúcar para menos de 10% ou 25g (6 colheres de chá/dia). Com o objetivo de reduzir o risco de sobrepeso, de obesidade e de cárie dentária.

Práticas preventivas

  • Manter aleitamento materno a livre demanda até 6 meses e complementado até 2 anos.
  • Não ofereça açúcar a criança antes de 2 anos. Exemplos: alimentos industrializados como refrigerantes, sucos de caixinha, biscoitos, danones, farinhas etc.
  • Estimule hábitos alimentares mais saudáveis na família, isso fará com que a criança naturalmente tenha hábitos saudáveis.
  • Substitua uma sobremesa açucarada por uma fruta.
  • Incentive a higiene oral precocemente (enquanto a criança não tiver dentes opte pela higiene com uma gaze molhada na água filtrada/fervida), após o surgimento dos dentes é importante incentivar a escovação.
  • Visita preventiva ao dentista sempre que possível.

 

Referências

Swellyn França. Açúcar X Cárie e Outras Doenças: Um Contexto mais Amplo. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. vol.70 no.1 Sao Paulo Jan./Mar. 2016. <Disponível em http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0004-52762016000100002&script=sci_arttext>

SANTOS, Susana Paim dos et al. Práticas alimentares e cárie dentária – uma abordagem sobre a primeira infância. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. vol.70 no.1 Sao Paulo Jan./Mar. 2016. < Disponível em http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0004-52762016000100003&script=sci_arttext&tlng=pt>