Calendário de Vacinação

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO:

Conheça a importância da vacinação!

No Brasil, desde o início do século XIX, as vacinas são utilizadas como medida de controle de doenças.  O PNI (Programa Nacional de Imunizações) organiza toda a política nacional e tem como missão prevenir doenças, mantê-las sob controle ou eliminá-las.

O Brasil é um dos países que oferece o maior número de vacinas à população, incluindo vacinas, soros e imunoglobulinas.  As vacinas são compostas de partes de vírus ou bactérias ou ainda do próprio vírus ou bactéria mortos ou enfraquecidos.  Desta forma, quando nosso organismo é atacado por um vírus ou bactéria, nosso sistema imunológico de defesa dispara uma reação em cadeia de defesa que tem como objetivo não desenvolver a doença.

A vacinação ficou conhecida através de campanhas de vacinação, tais como, a varíola, que eliminou a doença e a poliomielite em fase de eliminação. As vacinas transformaram muitas doenças em memórias distantes, o que não pode ser esquecido e que para mantermos as doenças imunopreveníveis fora da nossa realidade é necessária cobertura vacinal de alta qualidade para todas as vacinas do calendário básico.

Logo, é de responsabilidade de todos os setores da sociedade o compromisso com a prevenção de doenças por meio da vacinação, iniciando ou mantendo atualizadas as cadernetas de vacinação.

Lembre-se, o município de São Paulo conta com uma rede de salas de vacinas em todas as regiões, oferecendo gratuitamente as vacinas recomendadas pelo PNI.