O que é?

O botulismo é uma doença bacteriana, não contagiosa, causada pela bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria é encontrada no solo, nas fezes humanas ou de animais e nos alimentos.

Como é transmitida?

A bactéria muitas vezes está presente na água não tratada e em produtos agrícolas, como legumes, vegetais e mel, e em intestinos de mamíferos, peixes e vísceras de crustáceos.

O botulismo então apresenta três formas de transmissão: alimentar, por ferimentos ou intestinal.

Falaremos mais adiante sobre o Botulismo intestinal pois é o mais frequente na infância.

No botulismo intestinal, a toxina é produzida no intestino e causa alteração da flora intestinal, é o tipo mais frequente na infância. Sua principal causa é a ingestão de mel de abelha contaminado pela bactéria, nas primeiras semanas de vida.

Sintomas:

Os sintomas variam de constipação leve à síndrome de morte súbita.

Nos casos leves a criança apresenta apenas dificuldade de se alimentar, náuseas, vômitos e fraqueza muscular.

Os casos graves começam com constipação e irritabilidade, seguidos por dificuldade de controle dos movimentos da cabeça, sucção fraca, choro fraco e paralisias que podem comprometer a respiração.

Tratamento:

O tratamento requer internação hospitalar com suporte e medidas específicas para eliminar a toxina e o bacilo, com o uso do soro antibotulínico (SAB) e de antibióticos.

Prevenção:

  • Higiene dos alimentos e das mãos.
  • Consumo de água filtrada/fervida.
  • O mel é um dos alimentos mais perigosos se for mal conservado.
  • Nunca dar mel para uma criança com menos de um ano de idade.

 

Referências

Pignata Viana et al. Epidemiologia e fatores de riscos relacionados à intoxicação alimentar causada por Clostridium Botulinum: uma revisão narrativa. Clin. biomed. res ; 39(2): 161-170, 2019. < Disponível em https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1023105> Acesso em 06/02/2021.

Ministério da Saúde. BVS. Botulismo. Publicado: 30 de Novembro de 2020. < Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/3370-botulismo#:~:text=O%20botulismo%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a,por%20paralisia%20da%20musculatura%20respirat%C3%B3ria.> Acesso em 06/02/2021.