Aspecto do leite é motivo de grande preocupação entre as mulheres, pois o aspecto do leite ser mais claro faz com que pareça não sustentar o lactente, por isso importante entender melhor sobre.

Variações do leite

  • Leite anterior (Inicio das mamadas): o seu aspecto é semelhante à água de coco. Esse leite é rico de água, anticorpos e outras vitaminas.
  • Leite do meio: geralmente de coloração branca opaca, isso ocorre devido o aumento da concentração de caseína (proteína importante e no corpo do bebe é bem absorvida).
  • Leite Posterior (final da mamada): é mais amarelado devido à presença de betacaroteno, presente em alguns alimentos da dieta da mãe. Pode ainda se apresentar azulado ou esverdeado quando a mãe ingere grande quantidade de vegetais verdes.

Não é rara a presença de sangue no leite, dando a ele uma cor amarronzada. Esse fenômeno é passageiro e costuma ocorrer nas primeiras 48 horas após o parto. É mais comum em adolescentes e mulheres com mais de 35 anos e deve-se ao rompimento de capilares provocado pelo aumento súbito da pressão dentro dos alvéolos mamários na fase inicial da lactação. Nesses casos, é indicado buscar orientação médica. Geralmente a amamentação é mantida, desde que o sangue não provoque náuseas ou vômitos na criança.

Enfermeira orientadora Mariana Santana Galhasso.

Fonte: SAÚDE DA CRIANÇA Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf