O indicado para a alimentação na escola

o impacto da alimentação na escola em cantinas ou merendas é enorme na saúde da criança e do adolescente.

Cantina escolar

A cantina escolar é um estabelecimento de comercialização de alimentos ou refeições, cuja administração pode ser da própria escola ou terceirizada. É um ambiente com forte influência para formação e manutenção de práticas alimentares saudáveis ou não para as crianças e adolescentes.

Tradicionalmente, as cantinas estão associadas ao consumo de:

  • Doces
  • Salgadinhos
  • Refrigerantes

Essa rotina está mudando graças o Ministério da Saúde, foi assinado um acordo de cooperação técnica com a Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) para reforçar a qualidade de vida e da prevenção de doenças.

Uma das estratégias do acordo consiste na distribuição e implementação do “Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo a alimentação saudável”, destinado a donos e gestores de cantinas escolares. Este documento irá auxiliar as escolas e os donos das cantinas a mudar para um espaço que ajude a promover a alimentação saudável.

Mas é bom lembrar que cabe aos pais e responsáveis ensinar e manter bons hábitos alimentares, pois o esforço acontecendo somente a escola não irá ajudar no crescimento saudável da criança.

Leve o lanche de casa

Outra opção é preparar um lanche bem equilibrado e saboroso e levar de casa para escola. Para isso, vale ficar atento a algumas dicas importantes:

  • Prefira alimentos da época, frescos e que sejam de fácil preparo.
  • Frutas são sempre uma opção de lanche. De preferência alimentos que podem ser cortados em pedaços e que não escurecem. Escolha as que podem ser cortadas em pedaços e não escurecem como: mamão e melancia. Uma salada de frutas bem colorida também pode ajudar.
  • Lanche natural com Pão integral. Boa dica para evitar que a criança enjoe dos lanches preparados é alternar o tipo de pão. Ofereça pão de forma comum ou integral, pão sírio, pão de leite, torradas e bolos simples, feitos em casa ou comprados em padarias que fabricam os pães de modo artesanal.
  • Evite alimentos gordurosos
  • Para a bebida, a água é uma boa opção, mas também podem entrar na lancheira água de coco, sucos de frutas ou chás gelados feitos em casa, evitando-se o consumo de refrigerantes, sucos de saquinho.

 

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