No período gestacional acontecem diversas mudanças no organismo da mulher, sendo elas:

-Alterações do metabolismo proteico, lipídico e glicídico;

-Aumento do débito cardíaco, da volemia, hemodiluição e alteração na pressão arterial;

-Aumento do fluxo glomerular;

-Alterações na dinâmica respiratória;

-Modificações do apetite,

-Náuseas e vômitos, refluxo gastroesofágico, constipação;

-E alterações imunológicas variadas.

Portanto, neste período a mulher pode apresentar um quadro de Diabetes gestacional, Alterações do hormônio da tireoide, Anemia, Hipertensão gestacional, Inchaço generalizado ou em partes específicas do corpo, Desconforto respiratório, Perda do apetite ou aumento, Azia, Enjoos e Vômitos, Alterações urinárias e Dificuldade para evacuar.

Também ocorre a mudança no olfato e paladar, os pequenos cheiros e aromas ficam mais aguçados, a sensibilidade ao sabor do sal diminui, há o aumento da intensificação do amargo, e o aumento do desejo a doces.

Em um conjunto de alterações, temos a picamalácia ou síndrome de pica, aonde a mulher tem vontade de consumir alimentos inadequados, alguns deles são:  papéis, tijolos, terra, entre outros. A grande maioria das gestantes, se sentem envergonhadas e não levam o tema ao seu médico.

Levando-se em conta, todas as alterações mencionadas, devem ser relatadas ao médico durante as consultas do pré natal, quando não identificadas através de exames a observação das mudanças de comportamentos e sensações é de responsabilidade da gestante, pois a grande maioria, pode ocasionar prejuízos aos binômios (mãe e bebê).

Fontes: https://aps.bvs.br/aps/quais-sao-as-recomendacoes-para-tratamento-de-hipotireoidismo-subclinico-na-gestacao/ acesso em 20/04/2021

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962005000200009#:~:text=Durante%20a%20gesta%C3%A7%C3%A3o%20ocorrem%20altera%C3%A7%C3%B5es,v%C3%B4mitos%2C%20refluxo%20gastroesof%C3%A1gico%2C%20constipa%C3%A7%C3%A3o%3B// acesso em 20/04/2021

https://nutmed.com.br/storage/resources/5/2096/Apostila%20Materno-infantil%20parte%201.pdf

Imagem: Envato Elements