Durante a gestação a mulher sofre grandes modificações em vários aspectos como biológico, afetivo, emocional e sócio-cultural.

A gravidez é uma condição que envolve muitos mitos, dúvidas, crenças e expectativas, que podem estar diretamente relacionados ao contexto familiar e social.

O período gestacional é cheio de transições tanto físicas quanto emocionais. Uma fase que envolve a mulher, o homem, a família e de certa forma toda a sociedade em sua volta. Nessa fase é necessária uma atenção pré-natal e puerperal qualificada e humanizada, acolhedora que promova informações e orientações adequadas sobre o período de pré e pós-parto com ações que agreguem todos os níveis da atenção.

A garantia de atendimento de qualidade e o vínculo estabelecido entre a gestante e os profissionais são de extrema importância para a gestação segura.

Os grupos de gestantes são formados de pessoas com histórias de vidas diferentes, mas que compartilham os mesmos interesses. Nesses encontros são discutidos temas comuns e a troca de experiências ajudam a esclarecer dúvidas.

Nesta fase também se inicia uma etapa fundamental de construção do vínculo mãe-bebê, fortalecido durante a amamentação.

Os grupos são desenvolvidos com a finalidade de complementar o atendimento realizado nas consultas, melhorar a aderência das gestantes aos hábitos considerados mais adequados, diminuir a ansiedade e compreender de forma mais clara os sentimentos que surgem neste período, permitem a aproximação entre profissionais e família, além de contribuírem para o oferecimento de assistência humanizada.

Informe-se em sua unidade de saúde sobre datas e horários da realização de grupos de gestante. Esse serviço será de grande valia para o seu pré-natal.

 

 

Fonte

A importância dos grupos de gestante na atenção primária: um relato de experiência https://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/article/viewFile/2745/2195

GRUPO DE GESTANTE: UMA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO DO NASF – NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA, EM COCAL, PIAUÍ, BRASIL https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:qIyGzjTJLhAJ:https://ares.unasus.gov.br/acervo/bitstream/ARES/13719/1/TCC%2520PARNB%252011.pdf+&cd=15&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br