O pé torto congênito é uma má formação congênita que se desenvolve durante o período de gestação. É a deformidade ortopédica mais comum que necessita de um tratamento intensivo e acomete por volta de um em 1.000 nascidos vivos.

Representa uma displasia congênita de todas as estruturas musculoesqueléticas (músculos, tendões, ligamentos, estruturas osteoarticulares e neurovasculares) distais ao joelho.

É uma malformação que acontece um conjunto de deformidades dos pés do recém-nascido, como:

  • Equinismo (quando os pés ficam voltado para baixo);
  • Varismo (apresentam curvados para dentro);
  • Cavismo (arco dos pés bem acentuado).

Suas causas não são bem estabelecidas, no desenvolvimento fetal normal dos membros inferiores, entre a 6ª e 8ª semana de vida intrauterina os pés se apresentam de forma semelhante ao pé torto (equino, cavo, varo, aduto e supinado), porém até a 12ª semana os pés assumem a posição normal. Isso significa que a patologia pode ser devida à permanência da posição do pé no início do desenvolvimento.

Diagnóstico

Atualmente podemos ter o diagnóstico no pré-natal através do uso da ultrassonografia. Contudo, apenas ao nascimento podemos fazer efetivamente o diagnóstico pelo exame físico. Não há necessidade de radiografias ou qualquer outro exame complementar.

Tratamento

O método universalmente aceito é o Método de Ponseti. O Método de Ponseti consiste em trocas sucessivas de aparelho gessado e às vezes precisa apenas de uma cirurgia complementar no tendão de Aquiles feita de forma minimamente invasiva.

O Programa Municipal para Pé torto congênito

O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), único hospital pediátrico da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo e integrado à rede do Sistema Único de Saúde (SUS), incorporou tecnologias e tornou-se altamente especializado em malformações congênitas, atendendo praticamente todas as crianças nascidas com essa deformidade nascidas nas maternidades públicas da cidade de São Paulo.

Ficou alguma dúvida sobre o programa? Entre em contato com a equipe do Alô Mãe para maiores informações.

0800 200 0202 (Segunda a Sexta das 8h às 20h e Sábados 08h às 17h)

 

*Programa disponível para os munícipes de São Paulo.

Referências:

https://sbot.org.br/pergunte-a-sbot-pe-torto-congenito/ https://www.rbo.org.br/detalhes/2123/pt-BR/tratamento-do-pe-torto-congenito-pelo-metodo-de-ponseti https://www.spsp.org.br/2012/05/19/pe_torto_congenito/ https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/press-releases/Paginas/Hospital-Municipal-Infantil-Menino-Jesus-dobra-atendimento-%C3%A0s-malforma%C3%A7%C3%B5es-cong%C3%AAnitas-mais-frequentes-na-inf%C3%A2ncia.aspx