Com 4 semanas de gravidez, já é possível identificar algumas mudanças dentro de você. Daqui pra frente muita coisa vai mudar! Se prepare para essa nova aventura. Com esse tempo de gestação, é possível confirmar a gravidez através dos testes, e do exame de sangue, chamado Beta HCG, que é conhecido como o “hormônio da gravidez”, sendo mais confiável do que testes de farmácia.

Nesse momento, as células dentro do seu útero estão agrupadas e passando pro intensas e numerosas divisões, que irão se tornar um embrião, no tamanho de uma semente de mostarda. As próximas cinco semanas serão importantíssimas para o desenvolvimento desse novo ser.

Órgãos essenciais, e muito importantes nesse processo, tais como a placenta e o cordão umbilical já estão em pleno funcionamento para ofertar oxigênio e nutrição para a manutenção da vida de seu bebê.

É comum nessa fase, sentir  desconfortos que estão associados à gravidez, como cansaço, enjoos matinais, mudanças repentinas de humor entre outros.

Fontes:

MOORE, Keith L.; PERSAUD, T.V.N. Embriologia Clínica. 8. ed. Canadá: Saunders Elsevier, 2008. 536 p

MONTENEGRO, Carlos Antônio Barbosa; REZENDE FILHO, Jorge de. Obstetrícia Fundamental. 13. ed. Rio de Janeiro: Gen e Guanabara Koogan, 2014. 750 p.