É comum mamães ficam preocupadas com o momento do parto durante toda a gestação. Principalmente quando não se tem definido se será um parto normal ou cesárea. 

Logo menos daremos as dicas. Mas não há muito o que possa ser feito até chegar o dia do parto, além de ficar calma, evitar a ansiedade e esperar, curtindo o momento. Contudo, existem alguns cuidados que podem ajudar na hora do parto e fazer com que esse momento seja mais tranquilo e prazeroso.

O que você pode fazer para favorecer seu parto

Busque ficar em uma posição que lhe proporcione um maior conforme. Você pode mudar de posição em cada momento: sentada, deitada de lado, ajoelhada, de cócoras, sentada na bola ou no banquinho, de quatro, de pé e caminhando. Estas posições podem aliviar a dor.

Dica 1: Caminhar e movimentar-se podem diminuir o tempo do parto.

Dica 2: Tomar banho de chuveiro ou banheira é um ótimo método para aliviar a dor.

Dica 3: Beber água e comer alimentos leves dão mais força e energia para você e seu bebê.

Dica 4: Respirar profundamente, no ritmo da contração, facilita a abertura do canal de parto e a saída do bebê.

Vale lembrar que, durante todo o período de internação para o parto você tem o direito, garantido por lei, a um acompanhante de sua escolha. Alguns serviços de saúde contam com a presença de doulas – mulheres preparadas para lhe dar apoio e ajudar no que for preciso.

Fonte:

Ministério da Saúde. Caderneta da gestante. 4ª edição, Brasilia- DF, 2018. Disponível. http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/agosto/31/Caderneta-da-Gestante-2018.pdf. Acesso em 16/01/2019.