Estamos na 36ª semana!!! Reta final, mas ainda devemos esperar mais um pouco, com este período ainda é um prematuro!!! Seu bebê já se encontra em posição para nascer pelo canal da vagina. Caso não, não se preocupe, pois de qualquer modo, logo ele estará em seus braços!! Ele, ou ela já engordou ainda mais, e está com aproximadamente 2,700g (quase 3 kg!!!) e com 46 cm, o lanugo (pêlos) quase ausentes, unhas dos pés chegam as pontas dos dedos, os membros flexionados ( braços e pernas) e mão fechadas firmemente.

As contrações de treinamento podem ficar mais frequentes, e é importante prestar bastante atenção. Se essas contrações aparecerem de 2 ou mais dentro de 10 minutos ou em menos tempo, ir até o serviço médico mais próximo, ou a maternidade de referência de preferência.

Além disso, se houver perca de líquido, sangramento, ou se o bebê não mexer nas próximas 4 horas, mesmo depois de ter se alimentado, ir até o serviço médico!

Fontes:

MOORE, Keith L.; PERSAUD, T.V.N. Embriologia Clínica. 8. ed. Canadá: Saunders Elsevier, 2008. 536 p

MONTENEGRO, Carlos Antônio Barbosa; REZENDE FILHO, Jorge de. Obstetrícia Fundamental. 13. ed. Rio de Janeiro: Gen e Guanabara Koogan, 2014. 750 p