Olá lindas mamães!! O tempo está voando hein!?

A pele do seu bebê já está lisa e as unhas das mãos chegam às pontas dos dedos. A sua movimentação ainda está frequente, porém nas próximas semanas, ela diminuirá, pois o espaço está ficando cada vez menor, além de o bebê dormir durante uma parte do dia e se movimentar em outra. Mas atenção: o mínimo que conseguir sentir, é um sinal de que tudo está bem. Se, você perceber ausência de movimento nas próximas 4 horas, mesmo após ter se alimentado, ir até o serviço médico para avaliação. O ideal é que seu bebê apresente pelo menos 4 movimentos em 1 h.

Pode ser que esteja sentindo uma dorzinha bem chata na região do quadril, na virilha… Pois é, ainda não acabou. Essas dores são próprias do seu organismo, que se prepara para o grande momento. Seu corpo está se preparando, e junto com ele, os ossos vão “se afastando” para facilitar o encaixe da cabeça do bebê e sua descida pelo canal vaginal. Se porventura, ele não estiver encaixado, pode ser que seja parto cesárea, mas ainda temos tempo. Não se preocupe e curta estes momentos finais!

Fontes:

MOORE, Keith L.; PERSAUD, T.V.N. Embriologia Clínica. 8. ed. Canadá: Saunders Elsevier, 2008. 536 p

MONTENEGRO, Carlos Antônio Barbosa; REZENDE FILHO, Jorge de. Obstetrícia Fundamental. 13. ed. Rio de Janeiro: Gen e Guanabara Koogan, 2014. 750 p