O seu bebê está engordando a cada dia, e é possível que já exista a presença de vérnix, que é uma substância que irá cobrir seu corpo, com aspecto oleoso, e que têm por função, proteger seu bebê do longo tempo que ele permanece dentro do útero. E muitos deles, até nascem com a presença dessa substância.

Seu bebê aos poucos vai treinando para sobreviver aqui fora! Dizemos isso, pois ele já engole líquido amniótico, treinando sua deglutição. Por isso eles já nascem com o reflexo de amamentação, sem apresentar dificuldades para engolir. Ao engolir líquido amniótico, seu corpinho produz uma substância chamada mecônio, e esta fica retida no intestino e quando ele chegar ao mundo e fizer seu primeiro “cocô”, de cor bem verdinha, ou bem escuro, você vai se lembrar do que estamos falando.

Pode ser que durante a gestação, você apresente falta de ar e cansaço, e é normal, pois, com o crescimento constante do útero, este, por consequência, acaba comprimindo os pulmões e o diafragma, que é um órgão muito importante na respiração. Ao deitar-se, eleve um pouco mais sua cabeceira, e respire bem devagar.

É muito importante nesta fase que haja ferro em seu organismo o suficiente, pois o bebê o utiliza muito para produção das células vermelhas do sangue. Então, não se esqueça de se alimentar com carne vermelha (MAGRA!), frango, feijão, lentilha e variados tipos de peixe. Peça ao seu médico um suplemento de vitamina.