A Lei 11.721/2008 assinada em junho de 2008 estabelece que dia 11 de outubro seja o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A data havia sido criada, há dez anos, pela Federação Latino-Americana de Obesidade, porém reconhecida, em 1999, pelo Governo Federal e instituída no Brasil, na época, com o nome de Dia Nacional de Combate à Obesidade.

As ações estabelecidas têm como objetivo combater e prevenir as causas urgentes diante de um problema que vem adquirindo proporções epidêmicas. Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que número de obesos no país aumentou 67,8% entre 2006 e 2018.

O número de obesidade volta a crescer no Brasil, dados apontados pela Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, do Ministério da Saúde. A obesidade além de reduzir a qualidade de vida, pode levar a doenças graves, como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.

É importante saber!

Atualmente, o Brasil consome 50% a mais de açúcar do que o recomendado, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso significa que, por dia, cada brasileiro, consome em média 18 colheres de chá do produto, quando o recomendado seria até 12.

O diabetes é uma doença crônica que pode ser evitada, desde que hábitos saudáveis, com uma alimentação adequada e a prática de atividade física, sejam adotados. Já pensou em agendar consulta médica com especialistas para avaliar.

Crianças acima do peso têm mais chances de se tornarem adultos também obesos. A conseqüência de obesidade na infância é trazer aparecimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, que podem matar precocemente no período de grande produtividade na fase adulta.

Fique atenta! A prática de alguma atividade física no tempo livre, sob avaliação médica, e mudanças alimentares influencia diretamente na prevenção da obesidade.

Fontes:

Ministério da Saúde. Brasileiros atingem maior índice de obesidade nos últimos treze anos. Disponível em: http://saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45612-brasileiros-atingem-maior-indice-de-obesidade-nos-ultimos-treze-anos. Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia