As duvidas quanto à alimentação das crianças são bastante comuns. Importante saber que tudo tem seu tempo e oferecer alimentos fora dele pode trazer complicações no desenvolvimento.

Os riscos com alimentação antecipada são amplos (refluxo gastroesofágico, infecções, alergias alimentares e etc) devido à imaturidade do sistema digestivo.

Segundo o ministério da Saúde segue os 10 passos para uma alimentação saudável nos primeiros 2 anos de vida

1. Dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.
  2. A partir dos 6 meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.
  3. A partir dos 6 meses, dar alimentos complementares três vezes ao dia, se a criança receber leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada.
  4. A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança.
  5. A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; começar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família.
  6. Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
  7. Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.
  8. Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.
  9. Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o armazenamento e a conservação adequados.
  10. Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.

Enfermeira Orientadora do Programa Alô Mãe Mariana S. Galhasso.

Fonte:

Dez Passos para uma Alimentação Saudável Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10_passos.pdf